Presidente
António José dos Santos
Email
carregal.sal@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/pscarregal/
Carregal do Sal é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 5 500 habitantes.
É sede de um município com 116,89 km² de área e 9 835 habitantes (2011), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a Nordeste pelo município de Nelas, a Sueste por Oliveira do Hospital e por Tábua, a Oeste por Santa Comba Dão, a Noroeste por Tondela e a Norte por Viseu.
Presidente
Amaro Lemos
Email
castro.daire@ps.pt
Facebook
castro.daire@ps.pt
Castro Daire (antigamente, também se verificava a grafia Castro D'Aire) é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 600 habitantes.
É sede de um município com 379,04 km² de área e 15 339 habitantes (2011), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Cinfães, Resende, Lamego e Tarouca, a leste por Vila Nova de Paiva, a sul por Viseu, a sudoeste por São Pedro do Sul e a oeste por Arouca.
Presidente
Carlos Cardoso
Email
cinfaes@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/pscinfaes/
Cinfães é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 3 300 habitantes.
É sede de um município com 239,29 km² de área e 20 427 habitantes (2011), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Marco de Canaveses e Baião, a leste por Resende, a sul por Castro Daire e Arouca e a oeste por Castelo de Paiva.
Sua história está ligada aos Cavaleiros Templários, que aqui possuiram fortalezas, como a Torre da Chã ou a Torre dos Pintos; e também a história da infância de El-Rei D. Afonso Henriques e seu aio Egas Moniz.
Possui um importante património edificado, destacando-se as igrejas românicas, como a Igreja de São Cristóvão de Nogueira; a Igreja da Senhora de Cales ou Cádiz, entre muitas outras.
Presidente
Romeu Sequeira
Email
lamego@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/pslamego/
Lamego é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 12 214 habitantes (2011) sendo a segunda maior cidade do distrito.[carece de fontes] O município está situado na margem sul do rio Douro, fazia parte da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro e, segundo alguns, fazia parte da Beira Transmontana, da qual era a principal cidade. Considerada uma cidade histórica e monumental, pois possui uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa.
É sede de um município com 165,42 km² de área e 26 691 habitantes (2011), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sueste por Tarouca, a sudoeste por Castro Daire e a oeste por Resende.
Desde sempre aqui se fez uma feira muito frequentada por múltiplas gentes, chegando até comerciantes e feirantes Ciganos de Córdova. O comércio era animado na Rua Nova, onde se estabeleceram muitos judeus,construindo a Sinagoga junto às Portas do Sol.
Presidente
João Pedro
Email
mangualde@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/psmangualde/
Mangualde é uma cidade portuguesa do Distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 7 300 habitantes. É a terceira maior cidade do Distrito de Viseu.
É sede de um município com 219,26 km² de área e 19 880 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penalva do Castelo, a leste por Fornos de Algodres, a sueste por Gouveia, a sul por Seia, a sudoeste por Nelas e a noroeste por Viseu.
Em 1102 foi concedido foral ao concelho pelo Conde D. Henrique. Até ao século XIX designou-se Azurara da Beira...
Presidente
Paulo Silva
Facebook
https://www.facebook.com/profile.php?id=100086888476373
Moimenta da Beira é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 2 800 habitantes.
É sede de um município com 219,97 km² de área e 10 212 habitantes (2011), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Tabuaço, a sueste por Sernancelhe, a sul por Sátão, a sudoeste por Vila Nova de Paiva, a oeste por Castro Daire, a noroeste por Tarouca e a norte por Armamar.
Presidente
João Coelho
Email
mortagua@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/psmortagua
Mortágua é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Baixo Mondego, com 1 153 habitantes.
É sede de um município com 251,18 km² de área e 9 607 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Águeda, a nordeste por Tondela, a leste por Santa Comba Dão, a sul por Penacova e a oeste pela Mealhada e por Anadia. Está integrado na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Presidente
Pedro Borges
Email
nelas@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/PSNelas
Nelas é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 700 habitantes.
É sede de um município com 125,71 km² de área e 14 037 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Mangualde, a sueste por Seia e Oliveira do Hospital, a oeste por Carregal do Sal e a noroeste por Viseu. O concelho designou-se Senhorim até 9 de dezembro de 1852, quando a sede passou do Folhadal para Nelas.
Presidente
Dinis Fernandes
Oliveira de Frades é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 700 habitantes.
É sede de um município com 125,71 km² de área e 14 037 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Mangualde, a sueste por Seia e Oliveira do Hospital, a oeste por Carregal do Sal e a noroeste por Viseu. O concelho designou-se Senhorim até 9 de dezembro de 1852, quando a sede passou do Folhadal para Nelas.
Oliveira de Frades é uma vila portuguesa do Distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 2 800 habitantes. É sede de um município com 147,45 km² de área e 10 261 habitantes (2011), subdividido em 8 freguesias.
Trata-se de um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, consistindo em duas porções, uma principal, de maiores dimensões, onde se situa a vila, e a outra menor, poucos quilómetros para sudeste. O território principal é limitado a nordeste pelo município de São Pedro do Sul, a sueste por Vouzela, a sudoeste por Águeda, a oeste por Sever do Vouga e a noroeste por Vale de Cambra. O território secundário (exclave) é limitado a norte e nordeste por Vouzela, a sul e sudoeste por Tondela e a oeste por Águeda.
Oliveira de Frades é a Capital do Frango do Campo.
As Festas da Vila realizam-se entre 13 e 19 de Julho todos os anos, sendo no último dia, à hora de almoço e jantar uma mostra gastronómica de Frango do Campo.
Presidente
Francisco Carvalho
Penalva do Castelo é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 2 000 habitantes.
É sede de um município com 134,34 km² de área e 7 956 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Sátão, a nordeste por Aguiar da Beira, a leste por Fornos de Algodres, a sul por Mangualde e a oeste por Viseu.
A 26 de Agosto de 1988, o cantor Carlos Paião morreu a caminho de Penalva do Castelo, quando se deslocava para um concerto das festas da Vila em Honra de S. Ginésio.
Cumberland nos Estados Unidos é vila gémea de Penalva do Castelo, vivem cerca de 2000 Penalvenses em Cumberland.
Presidente
Sónia Numão
Email
penedono@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/ConcelhiaPenedonoPS
Penedono é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 1 000 habitantes.
É sede de um município com 133,71 km² de área e 2 952 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias.[6] O município é limitado a norte e noroeste pelo município de São João da Pesqueira, a leste por Vila Nova de Foz Côa e Mêda, a sul por Trancoso (exclave de Guilheiro) e a oeste por Sernancelhe.
Presidente
António Borges
Email
resende@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/profile.php?id=100057184580657
Resende é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região do Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 3 100 habitantes.
É sede de um concelho com 123,35 km² de área[2] e 11 364 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 11 freguesias.[5] O concelho é limitado a norte pelos concelhos de Baião e Mesão Frio, a leste por Lamego, a sul por Castro Daire e a oeste por Cinfães.
Resende é um concelho com grande variedade gastronomia desde doces e salgados até enchidos.
Destacam-se as cavacas e as falachas de Arêgos.
Presidente
Jorge Amaral
Email
santa.comba.dao@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/psscdao/
Santa Comba Dão é uma cidade portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 3 400 habitantes. Enquadrada entre os rios Dão e Mondego, encontra-se entre as cidades de Viseu e Coimbra, sensivelmente equidistante de ambas.
É sede de um município com 111,95 km² de área e 11 597 habitantes (2011), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Tondela, a leste por Carregal do Sal, a sueste por Tábua, a sul por Penacova e a oeste por Mortágua.
Foi elevada à categoria de cidade em 1999.
Presidente
Ricardo Almeida
Email
satao@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/psscdao/
Sátão é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 000 habitantes.
É sede de um município com 201,94 km² de área e 12 444 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Moimenta da Beira e Sernancelhe, a leste por Aguiar da Beira, a sul por Penalva do Castelo, a oeste por Viseu e a noroeste por Vila Nova de Paiva.
Sátão denomina-se a Capital do Míscaro
Presidente
Diogo Lucena
Email
tarouca@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/Psregresso
Tarouca é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 3 500 habitantes.
É sede de um município com 201,94 km² de área[1] e 12 444 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Moimenta da Beira e Sernancelhe, a leste por Aguiar da Beira, a sul por Penalva do Castelo, a oeste por Viseu e a noroeste por Vila Nova de Paiva.
Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.
É sede de um município com 100,08 km² de área[1] e 8 048 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Armamar, a leste por Moimenta da Beira, a sudoeste por Castro Daire, a sul por Vila Nova de Paiva e a oeste por Lamego.
Presidente
Rui Santos
Tondela é uma cidade portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 500 habitantes. É a quarta maior cidade do distrito de Viseu, atrás de Viseu, Lamego e Mangualde.
Presidente
Miguel Pipa
Email
viseu@ps.pt
Facebook
https://www.facebook.com/PartidoSocialistaConcelhiaDeViseu
Viseu é uma cidade portuguesa do distrito homónimo, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 68000 habitantes, sendo a segunda maior cidade da região do Centro de Portugal depois de Coimbra.
É sede de um concelho com 507,10 km² de área e 99 274 habitantes (2011), dividido em 25 freguesias. Viseu é centro da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, composta por 14 municípios e servindo uma população de cerca de 270 000 habitantes. Este é limitado a norte pelo concelho de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sudeste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul. Para além de sede de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de diocese e de comarca.
Segundo um inquérito de opinião organizado pela DECO de 2007 sobre qualidade de vida, Viseu é a 17ª. cidade europeia com maior qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida. Em 2012 foi considerada, mais uma vez, a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida. 2017 é o ano oficial para visitar Viseu. Em 2018, Viseu é "Cidade Europeia do Folclore".
Presidente
Catarina Meneses
Email
vouzela@ps.pt
Vouzela é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões. Fica a 30 km de Viseu, a 60 km de Aveiro, a 2 km das Termas de São Pedro do Sul, a pouco mais de uma hora do Porto e a aproximadamente três horas de Lisboa.
É sede de um município com 193,69 km² de área e 10 564 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de São Pedro do Sul, a leste por Viseu, a sul por Tondelae pela porção secundária de Oliveira de Frades, a sudoeste por Águeda e a noroeste pela porção principal de Oliveira de Frades.
É fácil chegar a este concelho quer via A25 quer através das Estradas Nacionais N16, N228, N333 e N333-3.
O concelho tem origem no antigo concelho de Lafões, do qual era uma das duas sedes, juntamente com São Pedro do Sul. Em 1836, Lafões foi repartido entre Vouzela e São Pedro do Sul.
O município de Vouzela, criou em 2015 a marca institucional "Vouzela - o Coração do Centro". A nova imagem tem o formato de um coração, composto por vários elementos geométricos que constroem a marca no seu todo e na sua plenitude, destacando-se o elemento fora do coração, que é o elemento que “falta” a Vouzela, o elemento que complementa o nosso território, essa peça é cada novo residente, visitante, investidor ou estudante. Também o tipo de letra é único no mundo, desenvolvido exclusivamente para esta nova marca, inspirado na antiga ponte do comboio existente na Vila, sendo também um tipo de letra ecológico, pois o facto de ser microperfurado permite reduzir em 50% os níveis de consumo de tinta no momento da impressão.
90% da área do concelho ardeu a 15 de outubro de 2017.