Home / Notícias

Notícias


NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOÃO LIMA
05 FEVEREIRO 2024

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOÃO LIMA

 

A Federação de Viseu do Partido Socialista lamenta profundamente o falecimento do nosso estimado camarada João Lima, natural de Viseu, figura notável que contribuiu significativamente para a vida política e jurídica de Portugal. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra em 1964, dedicou-se inicialmente à advocacia, destacando-se como membro fundador do Partido Socialista.

Eleito Deputado à Assembleia Constituinte em 1975, participou ativamente na Comissão de Liberdade, Direitos e Garantias. Posteriormente, desempenhou importantes funções no governo, incluindo o cargo de Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

Eleito Deputado à Assembleia da República pelo Círculo da Europa em abril de 1976, foi, entretanto, nomeado Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e da Emigração, cargo que exerceu no 1º e 2º Governos Constitucionais presididos pelo Dr. Mário Soares, até setembro de 1978.

Em fins de setembro de 1978, com a queda do 2º Governo Constitucional, retomou o seu mandato como Deputado à Assembleia da Républica, sendo nomeado Vice-Presidente da respetiva Comissão dos Negócios Estrangeiros, e membro da Comissão eventual para investigação do Acidente de Camarate (1981), cessando, por razões pessoais, o exercício da sua atividade política em 1983.

Após sua passagem pelo governo, continuou a contribuir para o setor privado, trabalhando em consultoria para diversas empresas.

Membro ativo da Ordem dos Advogados e de instituições acadêmicas, João Lima deixou uma marca indelével no cenário jurídico e político.

Expressamos nossas condolências à família, amigos e colegas, reconhecendo o impacto significativo que João Lima teve em diversos domínios da sociedade portuguesa e no Partido Socialista.  Que sua memória perdure como fonte de inspiração para as futuras gerações.