Home / Notícias

Notícias


Abertura de aviso para instalação de uma rede de proteção anti-granizo
19 ABRIL 2021

Abertura de aviso para instalação de uma rede de proteção anti-granizo

A ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes anunciou, este sábado, o lançamento de um aviso, no valor de 17,5 milhões de euros, para a instalação de uma rede de proteção anti-granizo para minimizar os efeitos das tempestades nos pomares

 

A ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes anunciou, este sábado, o lançamento de um aviso, no valor de 17,5 milhões de euros, para a instalação de uma rede de proteção anti-granizo para minimizar os efeitos das tempestades nos pomares. Este anúncio surge na sequência do Projeto de Resolução, apresentado pelo deputado José Rui Cruz, (que contou com o apoio de outros deputados do distrito de Castelo Branco e Viseu) e recomendava ao Governo a abertura de avisos para o apoio de candidaturas para instalação de sistemas de anti granizo que tornassem mais resiliente o sector da fruticultura face a fenómenos atmosféricos extremos.

O aviso, que será lançado esta semana, vai cofinanciar até 65% dos custos dos agricultores, que têm 60 dias para efetuar a respetiva candidatura. Após adjudicação do apoio, os agricultores têm dois anos para realizar a instalação das redes de proteção anti-granizo.

Para José Rui Cruz, "trata-se de um apoio de grande importância para a região, que permitirá trazer alguma tranquilidade aos agricultores pois, quase todos os anos, verificam-se fenómenos atmosféricos extremos sobre o território que têm impactos nas diversas culturas e nestas empresas."