Home / Notícias

Notícias


Lúcia Araújo Silva integra Comissão de Acompanhamento da Estratégia Portugal 2030.
14 FEVEREIRO 2018

Lúcia Araújo Silva integra Comissão de Acompanhamento da Estratégia Portugal 2030.

Lúcia Araújo Silva, Deputada na Assembleia da República, integra Comissão de Acompanhamento da Estratégia Portugal 2030.

 

A Deputada do Partido Socialista, Lúcia Araújo Silva, integra desde a passada sexta-feira, 9 de fevereiro, a Comissão Eventual para o Acompanhamento do Processo de Definição da Estratégia Portugal 2030, criada no âmbito do quadro Financeiro Plurianual de União europeia pós 2020.

A citada Comissão vai ainda proceder à recomendação no âmbito da política de coesão. Portugal “apresenta-se como um dos países com um histórico muito positivo na sua execução”.

As principais prioridades de Portugal para o pós 2020, identificadas no documento divulgado no âmbito das recentes audições públicas promovidas pelo Governo, centram-se em três eixos horizontais – inovação e conhecimento; qualificação, formação e emprego e sustentabilidade demográfica – e em quatro objetivos territoriais – energia e alterações climáticas; economia do mar; redes e mercados externos; sustentabilidade dos territórios de baixa densidade.

Constituindo assim, os principais pressupostos apontados para Portugal preparar o Plano de ação e apresentar os projetos que devem beneficiar de financiamento europeu na próxima década que representam entre 65% e 80% do investimento público de fonte europeia.

“É uma matriz que assenta num modelo claro: maior coesão interna e maior competitividade na economia global, provendo o reforço da convergência com a União Europeia. Assim, a estratégia assenta em três C’s: Competitividade e Coesão para a Convergência”.

Deste modo, a Deputada diz-se disponível para ouvir os autarcas da região de modo a poder transmitir e registar essas preocupações, à Comissão, e constarem do documento final da citada comissão.