Home / Notícias

Notícias


Apresentação do Orçamento de Estado 2018 em Viseu
06 NOVEMBRO 2017

Apresentação do Orçamento de Estado 2018 em Viseu

Apresentação do Orçamento de Estado em Viseu com a presença do novo ministro-adjunto Pedro Siza Vieira. Foi uma sessão muito concorrida e proveitosa que ficou marcada pela estreia em atos públicos do recém-empossado ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira.

 

O facto de tutelar também a unidade de missão para a valorização do interior, acabou por marcar um alargado debate poucas semanas depois da vaga de incêndios que deixou um enorme rasto de destruição no distrito de Viseu. Como ressaltou do encontro e foi referido na apresentação, o OE 2018 beneficia da credibilidade conquistada em duas execuções orçamentais sem Orçamentos Retificativos e dos resultados económicos alcançados nestes dois anos, mas há novos desafios no horizonte.

São mais de 227 mil os postos de trabalho líquidos criados desde dezembro de 2015 com a taxa de desemprego a recuar para 8,6%. O país cumpriu as metas orçamentais, registando o défice mais baixo da nossa democracia, assegurando a saída do procedimento por défices excessivos, ou ainda, em 2017 a dívida pública tem a maior redução dos últimos 19 anos, diminuindo para 126,2 % do PIB, Como acentuou Pedro Siza Vieira, este é um orçamento que melhora o rendimento de todas as famílias, que aprofunda a justiça na sua distribuição e que reduz desigualdades.

Todos os contribuintes terão um alívio no IRS; também os pensionistas verão os seus rendimentos aumentados; a recuperação de rendimentos está presente no combate à precariedade no Estado e no descongelamento de todas as carreiras e, por outro lado, prossegue a melhoria das condições para o investimento das empresas.

Mas nem tudo são rosas! Como resultou do debate há novas exigências! O ano de 2018 será marcado pela urgência da resposta, especialmente no distrito de Viseu, à reconstrução dos territórios devastados em 17 de Junho e 15 de Outubro, pelo arranque das reformas estruturais da floresta e do sistema de gestão integrada dos incêndios rurais.

Tudo isso tendo presente a tão adiada execução da estratégia de revitalização do interior. Para além de que o próximo ano é momento de opções fundamentais para a definição do quadro estratégico pós 2020. Daí a oportunidade da presença do novo ministro, Pedro Siza Vieira, em Viseu!