Home / Notícias

Notícias


José Rui Cruz no Luxemburgo
16 JUNHO 2017

José Rui Cruz no Luxemburgo

A convite da comunidade santacombadenses a que se juntaram residentes noutros países, nomeadamente na Suíça, na Bélgica e na França, o deputado José rui cruz esteve no Luxemburgo.

 

Um fim-de-semana de reencontros com amigos e conhecidos e que deu para constatar que a emigração, tal como a conhecemos nos anos 60 e 70 do século passado, já não é a mesma.

É mais jovem, mais qualificada, mais integrada nos países de acolhimento, graças ao apoio das gerações mais velhas que lá permanecem, e que estão também mais próximos, fruto de ligações mais rápidas e económicas. Foi muito agradável ouvir, da parte de responsáveis e eleitos locais, os maiores elogios à Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, mas sobretudo ali, em Differdange, onde a comunidade portuguesa representa quase 50% da população total.

Após anos de sangria da população, no período da troika, aí está pela primeira vez alguma satisfação com o resultado desta vaga migratória, pelo bem-estar e pelo estatuto de que gozam, no Luxemburgo, os nossos compatriotas. Desde muito cedo, o Luxemburgo foi um dos principais países de acolhimento da emigração portuguesa. A marca de Portugal no desenvolvimento do Luxemburgo é bem visível. Em todas as ruas há um bar português, reside uma família portuguesa, ouve-se falar português, está içada uma bandeira nacional.